4 Factos sobre Memes que (provavelmente) não sabia

4 Factos sobre Memes que (provavelmente) não sabia

4 Factos sobre Memes que (provavelmente) não sabia

Os memes estão em todo o lado. Eles inundam a Internet e respondem a cada evento histórico-mundial, como a nova temporada de Stranger Things. Aqui estão alguns factos sobre memes que (provavelmente) não conhecia.

  1. Qual é a origem da palavra "Meme"?

💡 "Meme" é derivado da palavra grega antiga "mimema", que significa "algo imitado". A versão moderna na língua inglesa foi criada em 1976 pelo biólogo e autor evolucionário Richard Dawkins (o mesmo tipo que escreveu o livro mais vendido “The God Delusion”).

Ele descreve um meme como uma coisa cultural que é passada de pessoa para pessoa através da comunicação. É parte da evolução cultural, como uma outra parte do gene da evolução biológica.

De acordo com Dawkins, memes podem ser ideias, pensamentos, palavras-chave e muito mais; e sim, ele não concorda com o uso moderno da palavra:

Há dez anos, num ensaio, o autor Patrick Davison usou uma definição mais moderna. Ele afirmou que um meme da Internet é uma peça de cultura, geralmente uma piada, que ganha influência através da comunicação online.

  1. Qual foi o primeiro meme?

🖥️ Com base na definição muito ampla feita acima, esta resposta pode ser surpreendente. Começou com uma piada interna, ou pelo menos o que era considerado uma piada na época, e um smiley muito simples.

A imagem foi criada na Usenet, uma forma pré-histórica separada da Internet. Na Usenet, as pessoas trocaram informações em forma de texto puro.

Esta forma de comunicação muitas vezes levou a mal-entendidos nas discussões, pois não se sabia se a outra pessoa queria dizer o que foi escrito seriamente ou não. Por esta razão, Scott E. Fahlman, um cientista informático americano sugeriu colocar ;-) atrás de entradas que eram consideradas piadas.

A sua mensagem original só foi encontrada em 2002 numa fita de backup antiga.

Isto espalhou-se rapidamente e rapidamente vários outros smileys foram criados.

  1. Qual foi o primeiro êxito viral na Internet?

🐹 O primeiro hit viral cujo sucesso foi mensurável foi a música The Hampsterdance Song de Hampton the Hamster. Foi lançado em Julho de 2000 como um single e produzido por The Boomtang Boys.

O site correspondente, no qual o vídeo pode ser visto exclusivamente, foi colocado online pelo canadense Deidre LaCarte em 1998. Ela e a irmã criaram sites e apostaram entre si o que atrairia mais visitantes. O site de LaCarte mostrava hamsters que dançavam, que acabaram por ser mais populares. A razão legítima: mostrava hamsters que dançavam.

Aqui está uma segunda versão que inclui alguns efeitos especiais flagrantes:

👶 O bébé que dança, chamado Oogachaka Baby, também teria merecido uma inclusão aqui. Mas é assustador de ver, pelo que nunca mais quero mencioná-lo ou vê-lo...

A partir de agora.

  1. #FreeTheSysadmin

🤳Há um site para memes de administradores de sistemas.

E se quiser comemorar o seu Dia do Administrador de Sistemas ou apenas distrair-se um pouco, vá verificar. Não há custos, pode partilhá-los e o site irá crescer nas próximas semanas e meses.

 

Fonte: paessler.com