Tradicionalmente, o feriado religioso cristão da Páscoa celebra a ressurreição ou renovação. Contudo é também sinónimo de negócio: quer seja na área do turismo - com as férias da Páscoa - quer seja no comércio de bens e serviços.
Os chocolates em forma de ovo ou coelho são amplamente conhecidos!
Sabia que há mais de 600 marcas registadas (entre pedidos, marcas ativas e inativas) que incluem o termo "Easter", em áreas tão diversas como jogos de computador e alimentos para animais?
E que o coelho de chocolate da Lindt deu origem a uma guerra no tribunal pelos direitos de propriedade?
Entre os vários nomes de marcas registadas que incluem o termo "EASTER", encontramos vários ligados a negócios que jamais imaginaríamos associados à Páscoa: desde abrasivos para uso dentário a almofadas para uso medicinal.
Se EASTER EGG é uma marca para jogos de computador e de vídeo, máquinas caça-níqueis para jogos de azar, e serviços de jogos fornecidos online, já EASTER EGG HUNT é uma marca registada de gelados!
E o que dizer da marca EASTER BRUNCH, registada como comida para animais?
Claro que se isto acontece com o termo "Páscoa", imagine-se os registos com o nome de JESUS!
Mas voltando ao maravilhoso mundo dos doces, existem inúmeras marcas que nos são familiares e às quais recorremos, especialmente nesta ocasião:
- Nestlé
A Nestlé é a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 191 países e possui cerca de 328 mil colaboradores! Oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para cada etapa da vida das pessoas e dos seus animais de estimação. Detém mais de 2000 marcas que vão dos ícones globais como Nescafé ou Nespresso, aos chocolates Kit Kat.
A sua história começa em 1866, quando a empresa Anglo-Swiss Condensed Milk abre, na Suíça, a primeira fábrica de leite condensado da Europa.
Henri Nestlé desenvolve um alimento infantil a partir de uma descoberta feita em 1867 e em 1905 a empresa por si criada funde-se com a Anglo-Swiss, formando o que hoje é o Grupo Nestlé.
A Nestlé começa a vender chocolate pela primeira vez quando assume as vendas e a exportação da Peter & Kohler. O próprio Henri Nestlé desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do chocolate de leite a partir de 1875, quando fornece o seu vizinho de Vevey, Daniel Peter com leite condensado, que este utiliza para desenvolver o primeiro produto comercial na década de 1880.
A primeira marca comercial foi registada pela Société des Produits Nestlé S.A. para o texto MENIER, em junho de 1876, na classe 30 de Nice e a marca ainda hoje é válida.
Ao pensar em Páscoa, é quase inevitável pensar nos Ovos KINDER! Esta marca pertence à empresa Ferrero, a segunda maior empresa produtora de chocolate e confeitaria do mundo, dona de marcas como Nutella, Kinder, Tic Tac e Ferrero Rocher.
A história dos ovos começou com Michele, filho do fundador, que nos tempos de crise no final da década de 1960, teve a brilhante ideia de criar um chocolate com mais leite, sem corantes ou conservantes e em pequenas porções, para assim agradar às crianças com o sabor e conquistar as mães com um produto de qualidade para oferecerem aos filhos.
Em outubro de 1968, a empresa lançou no mercado italiano e alemão (com o nome de Kinder Schokolade) a marca de chocolates KINDER, que em alemão significa “criança” uma pequena barra de chocolate, saborosa e nutritiva com recheio de leite, desenvolvida pela subsidiária alemã da empresa.
Foi somente em 1974 que surgiu a brilhante ideia de transformar o KINDER num pequeno ovo de chocolate, um produto que estivesse ligado à Páscoa, com forte valor emocional para as crianças, e que literalmente mantivesse a magia da data em todos os dias do ano.
A principal diferenciação do produto era um brinquedo (uma espécie de surpresa para as crianças) que vinha dentro de uma cápsula plástica amarela (a cor representa a gema de um ovo de verdade) no pequeno ovo de chocolate, e podia ser colecionável.
A primeira marca foi registada pelo proprietário Ferrero S.P.A para o texto TICK-TACK, em setembro de 1904, na classe 30 de Nice.
A marca permanece válida até hoje.
- CADBURY
A empresa multinacional britânica é detida na totalidade pela Mondelez International - originalmente Kraft Foods - desde 2010.
A história da CADBURY teve origem em 1824, quando o jovem John Cadbury abriu uma pequena loja na cidade inglesa de Birmingham para comercializar chás, cafés e cacau. Com isso, ele tinha intenção de afastar as pessoas do consumo de bebidas alcoólicas.
Em 1831 o negócio cresceu, deixou de comercializar apenas esses produtos e passou a fabricar uma bebida feita à base de cacau em escala industrial. Já em 1842 a empresa oferecia 11 variedades distintas de cacau e 16 tipos de bebidas de chocolate.
O principal ícone da tradicional empresa britânica é o seu chocolate de leite em barra chamado CADBURY DAIRY MILK, introduzido no mercado em junho de 1905 com sua inconfundível embalagem na cor lilás.
O proprietário da marca CADBURY tem mais de 3 200 marcas comerciais registadas válidas na Classe 30, contendo as descrições de "Chocolate", "Páscoa" e "Ovos".
A empresa possui ainda um Parque Temático - o CADBURY WORLD - uma mistura de fábrica e parque temático de chocolate, localizado em Bourneville, ao sul da cidade de Birmingham, na Inglaterra.
Inaugurado a 14 de agosto de 1990, tem como objetivo contar a história da marca, dos produtos CADBURY, mas também a história do chocolate de um modo geral. Rapidamente tornou-se uma das atrações mais populares do Reino Unindo, recebendo quase 600 000 visitantes todos os anos.
O segundo CADBURY WORLD foi inaugurado em julho de 2003 na fábrica da empresa em Dunedin, importante cidade da Nova Zelândia.
O coelhinho de chocolate da Lindt & Sprüngli tem desempenhado um papel notável em algumas das disputas mais importantes da União Europeia (UE).
Tudo começou no mês de março de 1845 quando David Sprüngli-Schwarz e o seu filho, Rudolf Sprüngli-Ammann, abriram a Sprüngli & Son, uma pequena confeitaria na parte antiga da cidade suíça de Zurique. Eles começaram a aperfeiçoar uma nova receita italiana de chocolate em forma sólida. O sucesso foi tanto que dois anos mais tarde a empresa mudou-se para a localidade de Horgen, à beira do belo lago Zurich, onde abriu uma pequena fábrica com apenas 10 empregados.
Ao reformar-se em 1892, Rudolf Sprüngli-Ammann dividiu o negócio entre os dois filhos. Um dos filhos acabou por comprar a pequena, mas extremamente famosa fábrica de chocolate de Rodolphe Lindt (fundada em 1879, na cidade de Berna), e com ela os segredos de fabrico dos chocolates mais cobiçados da época, formando assim a LINDT & SPRÜNGLI.
Quanto ao LINDT GOLD BUNNY, pequenos coelhos de chocolate de leite, identificados pelo papel dourado e uma fita vermelha no pescoço, foram lançados pela primeira vez em 1952, tornando-se extremamente populares na época da Páscoa. Anualmente são vendidos mais de 135 milhões de unidades!
A lenda conta que em uma manhã de primavera na Suíça, um dos Maitres chocolatiers da LINDT notou a presença de um coelho no seu jardim. O seu filho ficou tão feliz quando viu o animal que começou a chorar assim que ele desapareceu. Intrigado com a reação do filho, o pai teve a seguinte ideia: fazer um coelho de chocolate com um sino em volta do pescoço, para nunca ser perdido. O doce coelhinho feito de chocolate de leite foi embalado com um material dourado e brilhante e com um selo especial de qualidade.
Estes coelhos de chocolate tornaram-se ainda mais conhecidos após uma disputa de cerca de 12 anos sobre a propriedade da marca e da luta da Lindt & Sprüngli contra a fabricante alemã de chocolate Confiserie Riegelein, para tentar impedi-la de produzir coelhinhos de chocolate semelhantes. A decisão estabeleceu um precedente legal nos direito de autor.
Em 2004, a Lindt & Sprüngli tinha apresentado um pedido de registo deste coelho, como uma marca registada 3D - na altura denominada marca tridimensional comunitária - na União Europeia. Contudo, outras empresas faziam também coelhinhos de chocolate de Páscoa e uma empresa austríaca até os embrulhava em folhas de ouro, pelo que o registo não foi concedido, pelo produto não ter um carácter suficientemente distintivo.
Em 2013, o Tribunal Europeu de Justiça (TEJ) confirmou a decisão anterior de que o coelho da Lindt é desprovido de qualquer carácter distintivo, o que foi um grande golpe para a marca.
Embora o Tribunal tenha ficado satisfeito por a Lindt poder demonstrar que a marca tinha adquirido carácter distintivo em vários estados membros, incluindo a Alemanha, tal não foi considerado suficiente para manter a marca. A objeção de uma falta de carácter distintivo relacionada com o conjunto da UE e, por conseguinte, com o "público relevante" incluía todos os estados membros.
Consequentemente, o TJUE sustentou que, para registar a marca como CTM, a Lindt precisava de provar o carácter distintivo adquirido através do uso em todos os estados membros. Como não o tinham feito, o recurso da Lindt foi indeferido.
Este caso serve ainda nos dias de hoje como jurisprudência no que diz respeito ao direito comunitário das marcas registadas.
Mas o que significa tudo isto?
Ainda que a Páscoa se tenha tornado um negócio muito lucrativo e haja uma série de marcas registadas à volta desta festividade, o importante é conseguir apreciar este tempo de renovação, recorrendo a soluções que ajudem a fazer a gestão adequada das suas marcas registadas.
Não desate a correr numa procura pelos ovos da Páscoa quando pode aproveitar para conhecer a Rolling Trademarks, enquanto saboreia o chocolate da sua preferência!